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Notícia: Em 12 horas, 247 mil linhas foram bloqueadas em plataforma de telemarketing

RIO — A quantidade de consumidores que não querem receber chamadas indesejadas detelemarketing impressiona. Em pouco mais de 12 horas de funcionamento, a plataforma on-line naomeperturbe.com.br já recebeu o cadastro de 328 mil linhas telefônicas. Deste total, 247 mil já efetivaram o bloqueio da linha, que deve ser feito em até 30 dias.

De acordo com o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviços Móvel Celular e Pessoal (SindTelebrasil), a plataforma tem recebido, em média, 13 mil acessos simultâneos. Este bloqueio serve para que os consumidores não recebam chamadas das empresas Algar, Claro, Oi, Nextel, Sercomtel, Sky, Tim e Vivo.

Dentro do site, o consumidor deve informar seus dados pessoais (nome, CPF e e-mail) para criar o cadastro. Uma vez ativado, o internauta seleciona de quais empresas não quer mais receber chamadas. Se preferir, pode optar por não receber contato de nenhuma das empresas listadas.

O bloqueio será efetivado em até 30 dias corridos a partir da data da solicitação.

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), estudos de mercado estimam que ao menos um terço das ligações indesejadas no Brasil tem por objetivo a venda de serviços de telecomunicações. Atualmente, o Brasil tem 266 milhões de clientes de telefonia fixa e móvel.

 

Como funciona o cadastro

Onde cadastrar

O site naomepertube.com.br entrou no ar nesta terça-feira, dia 16. Informando o número do CPF do titular da linha, o usuário vai poder cadastrar quantas linhas tiver em seu nome para não receber chamadas de telemarketing.

Quem pode ser bloqueado

A proposta é que se possa bloquear as ligações de uma operadora, várias ou todas. Também deve ser oferecida a possibilidade de bloqueio por tipo de serviço (telefonia fixa, celular, internet e TV por assinatura). Não se sabe se todas as funcionalidades estarão disponíveis já na terça-feira. Vale lembrar que o cadastro só é válido para chamadas feitas por empresas de telecomunicações.

Prazo para bloqueio

Após o cadastro do número, haverá um prazo para início do bloqueio efetivo, estimado em 30 dias.

Dias e horários

As empresas do setor se comprometeram a realizar ligações em dias úteis entre 9h e 21h, e nos sábados das 10h às 16h. Estão proibidas as chamadas para oferta de serviços em feriados nacionais e aos domingos.

Limites

Na carta-compromisso assinada pelas empresas, cada operadora pode fazer até três ligações por dia para o consumidor, salvo aquelas por solicitação ou com autorização do usuário.

Ligações que caem

A Anatel estuda como combater as ligações mudas, feitas por robôs, que caem quando o consumidor atende, mesmo que originadas por outros setores.

 

Fonte: https://oglobo.globo.com/economia/defesa-do-consumidor/em-12-horas-247-mil-linhas-foram-bloqueadas-em-plataforma-de-telemarketing-23811949

 

Os artigos reproduzidos neste clipping de notícias são, tanto no conteúdo quanto na forma, de inteira responsabilidade de seus autores. Não traduzem, por isso mesmo, a opinião legal de Vila Nova & Brandão  Advogados.

Thiago Vila Nova
thiagovilanova@vilanovaebrandao.com.br
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