Compras online: 7 cuidados que você precisa ter!

Fazer compras online e receber a mercadoria no aconchego da nossa casa é ótimo, mas é importante que você tome cuidado para não cair em golpes.
Compra Online

Entre tantas vantagens que a internet nos proporcionou, fazer compras sem sair de casa é uma das mais satisfatórias, não é? Pode confessar, a gente sabe que é muito prazeroso comprar e receber em casa, muitas vezes encontrando preços mais competitivos quando comparados às lojas físicas. As vantagens são inúmeras, mas muitas vezes podemos cair em golpes. Aqui no VNB nós sabemos que isso é uma realidade e que, infelizmente, muitas pessoas saem lesadas ao fazer alguma compra online. Por isso, separamos algumas dicas de cuidados para você tomar ao realizar uma compra online. E se mesmo seguindo essas dicas, ou por outro motivo qualquer, sofreu um golpe online, no fim do texto nós te diremos quais são os seus direitos do consumidor!

7 Cuidados que você precisa tomar na hora de fazer uma compra online

As compras online sempre foram uma vantagem, mas desde 2020, com a pandemia, esse meio muitas vezes foi uma necessidade. E sabemos que nessas transações, é possível que sejamos vítimas de algum golpe. Porém, existem algumas atitudes que você pode tomar para prevenir que isso aconteça. Então, separamos 7 cuidados que você precisa tomar na hora de fazer uma compra online:

1 – Pesquise a reputação da loja

Antes de mais nada, precisamos saber se a loja é confiável. E como fazer isso? Pesquise! Existem sites voltados apenas para reclamações dos consumidores, como o Reclame Aqui ou o Consumidor.gov. Ambos os sites possuem um espaço destinado ao compartilhamento da experiência dos consumidores. Se a loja possuí uma pontuação baixa e muitas reclamações, fica o alerta!

2 – Pesquise no site do tribunal de justiça do seu estado

Pode parecer mais complicado lidar com sites de tribunais de justiça, você pode encontrar termos que não está habituado, mas vale a pena. Em seus sites, os tribunais disponibilizam uma lista com as empresas mais processadas. Isto também serve como um indicativo na hora de efetuar uma compra online.

3 – Procure comprar em sites conhecidos

Sempre que possível, dê preferência para sites que você já conhece ou que algum conhecido te indicou. Além disso, certifique-se de que a loja possui um endereço físico, telefone e CNPJ indicados no site. Isto porque, em eventuais problemas com a loja, você tem um endereço para notificar formalmente a loja.

4 – Certifique-se sobre a segurança do site

Existem alguns fatores que indicam a segurança de um site, isso é muito importante para garantir não apenas a segurança da compra, como a dos seus dados. Um desses indicativos é aquele cadeado ao lado da barra de endereço do navegador, que indica que o tráfego de dados circula em um ambiente seguro.

5 – Fique de olho nos comprovantes

Sempre que realizamos uma compra online, a loja deve enviar um comprovante do pedido e um do pagamento por e-mail. Se isso não acontecer, você deve exigir os comprovantes imediatamente. Esses documentos são provas da sua transação e poderão ser fundamentais em uma eventual reclamação no Procon ou em um processo judicial.

6 – Cuidado com os seus dados

Seus dados são preciosos e garantir a sua segurança é fundamental! Então, quando for comprar algo online, evite utilizar computadores ou celulares de terceiros e redes públicas de Wi-Fi. Se possível, utilize cartões virtuais.

7 – Fuja de sites que só aceitam pagamento em boleto ou Pix

Quando identificamos um problema em uma compra feita através de um cartão de crédito, é possível pedir o estorno do valor gasto. Isso é praticamente impossível se o pagamento foi efetuado no boleto ou através do Pix. Além disso, sempre que a compra é feita com cartão, uma administradora de crédito vai verificar a compra.

Cai em um golpe, o que fazer?

Estas são algumas dicas para ajudar você a não cair em fraudes. Mas aí você nos pergunta: “VNB, o que eu faço se eu cair em um golpe?” Saiba que tudo começa com você mesmo! É sempre recomendado que você tente solucionar de maneira administrativa o problema. Isso quer dizer, sem litígios e conflitos, pois muitas vezes é possível resolver a situação diretamente com a empresa.

Portanto, quando você conseguir identificar um golpe, a primeira coisa que você deve fazer é tentar entrar em contato com a plataforma ou com o vendedor responsável pela transação. Faça reclamações por escrito em sites como Reclame Aqui ou Consumidor.gov. Essa medida serve não apenas para a solução do seu problema, como um alerta a futuros consumidores.

Caso essas tentativas não funcionem, você pode recorrer a órgãos como o PROCON ou o IDEC, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor. Além disso, você pode buscar uma delegacia especializada em crimes virtuais e fazer um Boletim de Ocorrência.

Em todas essas formas administrativas de resolução de problemas existe uma atitude fundamental que você deve ter: juntar provas das suas tentativas. Então, ligou para a loja e fez uma reclamação? Peça o número de protocolo! Enviou um e-mail? Salve uma cópia. Isso serve para todas as tentativas, reclamações no Reclame Aqui e no Consumidor.gov, guarde tudo, isso poderá ser necessário no futuro.

Essa trajetória em que o consumidor gasta o seu tempo ao tentar resolver um problema com a empresa, tempo esse que ele poderia estar fazendo qualquer outra coisa, é conhecido com desvio produtivo do consumidor. Nesse momento, as suas tentativas de conciliação, e as provas que você angariou, serão fundamentais e até mesmo uma vantagem para você!

E aí, você fez tudo isso e ainda não conseguiu solucionar seu problema? É nesse momento que o VNB entra! Chegou o momento de acionar um advogado e preservar os seus direitos como consumidor. Como não houve solução do seu problema, partimos para um processo judicial. E, nesta situação, o desvio produtivo do consumidor faz toda diferença.

Como já dissemos algumas vezes, a internet e as compras online têm inúmeras vantagens, mas o seu direito está aí para prevenir a sua integridade. Então, se você foi vítima de um golpe, não deixe de buscar a solução para o seu problema. Na nossa trajetória profissional do escritório de mais de 10 anos, já vimos diversos casos diferentes que envolvem compras online. Se você ficou com alguma dúvida ou está enfrentando um problema desses, entre em contato conosco!

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