Golpe do Motoboy: Fui vítima, e agora?

O golpe do motoboy é um crime em que os clientes de instituições financeiras são vítimas, têm os seus dados vazados e compras feitas em seu cartão.
Fui vítima do golpe do motoboy, e agora?

A tecnologia é uma excelente ferramenta, mas também é uma grande facilitadora quando o assunto é golpe, e não é de hoje que os criminosos conseguem desenvolver novos golpes e fraudes que afetam as nossas vidas e nos pegam de surpresa. Um desses novos golpes, que vem angariando um número cada vez maior de vítimas, é o golpe do motoboy. Se você não ouviu falar sobre ele, vamos explicar como ele funciona e como você deve proceder caso você, ou alguém que você conheça, seja vítima!

Como funciona o golpe do motoboy?

O crime começa quando os golpistas conseguem os dados bancários das vítimas. Como esses dados chegam até os criminosos é uma questão que ainda não temos respostas, mas o que importa é que você fique ciente do golpe para não cair!

Com os dados do cliente em mãos, os golpistas ligam para a vítima fingindo ser a instituição bancária ou a operadora do cartão de crédito. Nesse contato, eles informam ao cliente que o seu cartão de crédito foi clonado. Todo esse processo acontece de maneira muito similar a um contato do banco, os criminosos utilizam a mesma linguagem, músicas de espera, som de teclado e todo aquele som ambiente que já conhecemos das ligações de telemarketing.

Como os golpistas possuem os dados, eles pedem para os clientes confirmarem as informações, como data de nascimento, endereço e dados da conta bancária. Como os dados estão corretos, a tendência da vítima é de confirmar, por acreditar que está falando com um representante da instituição financeira.

Por fim, eles pedem ao cliente para ligar no número presente no verso do cartão de crédito e solicitar o cancelamento do cartão, supostamente clonado. E são nesses detalhes que a vítima é pega, por que ela iria desconfiar do número que está atrás do cartão? O que acontece em seguida é que os golpistas interceptam a ligação e assumem o papel do atendente, confirmam novamente os dados da vítima e pedem a senha do cartão “clonado”.

Nesse momento, o suposto atendente do banco pede para a vítima quebrar o cartão ao meio e aguardar um motoboy que irá buscar o cartão e posteriormente o banco enviaria outro. E por isso o nome do golpe!

Com o cartão e a senha em mãos, o golpista efetua compras com o cartão da vítima. E é muito importante ressaltar que, por mais que o cartão esteja quebrado, ele ainda funciona, pois o chip continua intacto. Sem contar as compras online, que não precisam de senha, nem do chip, apenas do código de segurança na parte traseira do cartão. Assim, a pessoa descobre que foi vítima do golpe do motoboy ao perceber as compras e transações efetuadas com o cartão.

Fui vítima do golpe do motoboy, como agir?

A primeira atitude que você deve tomar é entrar em contato com o banco ou instituição financeira e solicitar o bloqueio do cartão para evitar novas compras.

Agora, seria o banco responsável nessa questão? O mais comum é que a instituição negue qualquer responsabilidade no golpe do motoboy e em diversas outras fraudes bancárias. O banco pode afirmar que o cliente informou os dados e senha do cartão, por mais que tenha sido manipulado, de espontânea vontade.

Acontece que se os golpistas, para envolver a vítima,  já estão de posse dos dados do cliente e do cartão, isso significa que o banco não tomou os devidos cuidados para proteger os dados do cliente.

Porém, não é bem assim que as coisas funcionam! Conforme a Lei Geral de Proteção de Dados, a famosa LGPD, as instituições financeiras devem zelar pela segurança e sigilo dos dados de seus usuários, prestar atendimento adequado e contar com sistemas de detecção antifraude internos e externos. Ou seja, é uma obrigação das instituições protegerem os dados dos clientes e para isso, é um dever atualizar e aprimorar os sistemas de segurança da instituição.

Para buscar a solução ao golpe do motoboy, a vítima precisa seguir alguns passos:

  • Comunicar o ocorrido imediatamente às instituições financeiras;
  • Solicitar o ressarcimento do valor, se possível em documento formal e por escrito;
  • Fazer um Boletim de Ocorrência;
  • E por fim, solicitar ao banco uma relação dos valores e localizações geográficas das compras. Isso será importante para comparar com o padrão usual do comportamento de consumo da vítima.

Se você foi vítima do golpe do motoboy, você pode entrar com uma ação judicial pedindo uma indenização por danos materiais e morais. E nesse momento, lembre-se que nós somos seus aliados!

O Vila Nova & Brandão Advogados atua na área de Direito do Consumidor e entendemos que em casos como esse, você precisa de suporte legal para fazer valer as regras do jogo!

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