Atraso nas Obras do Seu Imóvel? Construtora é Obrigada a Indenizar Comprador: LUCROS CESSANTES

Se você adquiriu um imóvel em construção com intuito de aluga-lo para fins de complementar sua renda e de sua família e a construtora atrasou a entrega do imóvel descumprindo o prazo estabelecido no contrato, ela é obrigada indenizar todos os alugueis que você deixou de receber durante o período do atraso até a entrega das chaves.

Neste artigo vou explicar de forma objetiva e simplificada sobre essa indenização por lucros cessantes, vamos nessa?

Muitas famílias adquiriram imóveis em construção com a intenção de alugar para complementar o orçamento familiar e portanto se planejaram para receber o imóvel no prazo combinado com a construtora, mas o que vem ocorrendo sistematicamente é o atraso nas obras e consequentemente o não cumprimento do prazo para a entrega das chaves.

Agora imagina a situação: você adquiriu um imóvel na planta cujo prazo de construção é de dois anos, mas a construtora atrasa a entrega desse imóvel e demora além do prazo estabelecido mais 1 ano para concluir as obras, e você durante todo esse período do atraso criado por culpa da construtora deixa de lucrar com o aluguel do seu imóvel adquirido para essa finalidade. É justo que o consumidor tenha prejuízo com seu investimento imobiliário?

O judiciário vem entendendo que não, pois se a culpa pelo atraso na conclusão das obras é da construtora ela tem que arcar com todos os prejuízos financeiros criados em razão do atraso nas obras, inclusive os alugueres que o comprador deixou de lucrar no período do atraso das obras até a efetiva entrega das chaves, ou seja, os lucros cessantes.

O TJRJ no julgamento do recurso – Processo nº 0031082-26.2012.8.19.0066 – de uma construtora entendeu que é responsabilidade da construtora arcar com os lucros cessantes referente aos alugueres que o comprador deixou de lucrar durante o período do atraso nas obras por culpa da construtora.

No caso concreto, a construtora atrasou as obras do empreendimento imobiliário e por isso foi condenada a indenizar o comprador mês a mês nos alugueres que o comprador deixou de receber por não ter sido o imóvel entregue no prazo estabelecido em contrato.

Para obter esse benefício o comprador comprovou: (i) que já possuía um imóvel próprio, demonstrando assim que a aquisição desse novo imóvel era para fins de investimento em locação e (ii) que a construtora descumpriu o prazo estabelecido no contrato.

Além dos lucros cessantes, o consumidor recebeu ainda uma indenização por danos morais no valor de R$15.000,00 pois o tribunal entendeu que o atraso na entrega do imóvel viola as legítimas expectativas do consumidor em receber o bem na data combinada.

E agora, você entendeu direito o que é e como funciona a indenização por lucros cessantes referente aos alugueres que deixou de lucrar no período de atraso das obras do seu imóvel?

Se ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco.

Gostou desse artigo? Curta, comente e compartilhe!

E se quiser ver vídeos sobre termas relevantes do direito, se inscreva no nosso canal no youtube: VNB TV e nos sigas nas redes sociais, facebook e linkedin, vamos entender direito!

Seja um cidadão consciente, entenda seus direitos!

 

Compartilhe nas Redes Sociais

CONTINUE LENDO NOSSO CONTEÚDO

Mais Novidades

Testamento de Cid Moreira
O testamento de Cid Moreira, em que formalmente deserdou os filhos, trouxe à tona discussões sobre herança e conflitos familiares. Vamos entender o processo e as lições sobre como proteger a vontade do testador e evitar disputas.
Herança de Gal Costa
Após um longo processo judicial, o caso da herança deixada por Gal Costa foi finalmente resolvido. Vamos explicar como foi o processo e o que podemos aprender sobre inventário e direito sucessório.
Saiba como regularizar imóvel sem matrícula e garantir sua propriedade legal. Evite insegurança jurídica, desvalorização e fraudes. Confira o passo a passo dos nossos especialistas.

CONTATO WHATSAPP

Digite seus dados para ser redirecionado.

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Cadastre seu email e confirme.