Qual a diferença entre plano de saúde e seguro saúde?

Você sabia que o plano de saúde não é a única opção para ter acesso à rede privada de saúde? O seguro saúde é uma alternativa, mas qual a diferença entre os dois? Pensando nisso, preparamos esse artigo para você entender quais os seus direitos no plano de saúde e no seguro saúde!
Qual a diferença entre plano de saúde e seguro saúde?

Quando pensamos em garantir a nossa saúde e da nossa família, o mais comum é pensarmos em contratar um plano de saúde. Mas você sabia que existe uma alternativa aos planos de saúde? Sim, trata-se do seguro saúde.

Mas, afinal, qual é a grande diferença entre eles e qual o impacto para o consumidor? Pensando em ajudar você a fazer uma escolha certeira na hora de contratar um produto para garantir a sua saúde, preparamos este artigo!

O que é o plano de saúde?

O plano de saúde é um contrato estabelecido entre um cliente e uma empresa responsável por gerenciar uma rede de profissionais, médicos, laboratórios e hospitais. Assim como diferentes serviços, o plano de saúde funciona com diversas amplitudes de cobertura e abrangência, que dependem da escolha do consumidor, a partir de suas necessidades.

Para garantir o acesso aos benefícios disponibilizados pelo serviço, o cliente deve realizar um pagamento mensal à operadora. Quando contratado, o consumidor precisa se certificar de conferir os prazos de carência antes de começar a usufruir do plano de saúde.

O que é o seguro saúde?

Já o seguro saúde funciona de uma maneira diferente. Nele, não existe uma rede credenciada que faz a gestão de hospitais, clínicas, laboratórios e profissionais de saúde. Aqui, o consumidor é livre para escolher onde será atendido.

O seguro saúde funciona da seguinte maneira: o consumidor contrata uma apólice com um valor personalizado de acordo com as suas necessidades. Com esse contrato, é possível selecionar os médicos, hospitais e laboratórios de sua preferência. Nesse caso, o consumidor efetua o pagamento das consultas, exames e demais procedimentos. Posteriormente, a seguradora irá reembolsar o consumidor de acordo com uma tabela que está definida em contrato.

Como o seguro saúde estabelece o reembolso previsto em tabela, muitas vezes o consumidor pode precisar de um procedimento com o custo maior do que o previsto. Nesses casos, a pessoa deve arcar com a diferença do valor.

Por isso, ao contratar um seguro saúde, é comum que as seguradoras indiquem uma rede de atendimento considerada preferencial. Isso porque, o valor cobrado nessas redes será baseado no limite do contrato.

Quais são as principais semelhanças entre os serviços?

Em primeiro lugar, o objeto do plano de saúde e do seguro saúde é o mesmo: proporcionar assistência médica e hospitalar na rede privada. Esse é o primeiro ponto em comum entre os tipos de contrato e, por isso, conseguimos destacar outras semelhanças entre eles:

  • O período de carência – ambos possuem um período pré-estabelecido por contrato, em que alguns benefícios não podem ser usados;
  • A inclusão de dependentes – tanto o seguro saúde como o plano de saúde possibilitam a inclusão de dependentes no contrato;
  • Cobertura de diversos procedimentos desde consultas até internações.

Quais as principais diferenças entre o plano de saúde e o seguro saúde?

Por fim, a pergunta que nos trouxe até aqui: qual a diferença entre os dois? Claro, apenas ao explicarmos o que é cada um dos serviços já é possível perceber uma diferença nítida. O plano de saúde trabalha a partir de uma rede credenciada e no seguro saúde, o consumidor tem a opção de escolha dos profissionais.

Além disso, dependendo da cobertura escolhida pelo consumidor, o plano de saúde engloba todos os atendimentos sem um custo adicional à mensalidade. Já no seguro saúde, o segurado deve pagar pelos procedimentos e posteriormente solicitar o reembolso.

Outra diferença atrativa ao consumidor é o valor. De maneira geral, o seguro saúde tende a ser mais barato que o plano de saúde. Isso acontece exatamente pela maneira como o seguro funciona. Os preços do seguro variam de acordo com a taxa de reembolso estabelecida em contrato.

Vale ressaltar que ambos são regulamentados pela Agência Nacional de Saúde e amparados pelo Direito da Saúde. Portanto, se você é o consumidor de um plano de saúde ou de um seguro saúde, você tem direitos!

O Direito da Saúde é elevado à categoria dos direitos fundamentais! Pois está interligado ao direito à vida, à existência digna e representa um dos fundamentos da República Federativa do Brasil. Quando falamos em plano ou seguro saúde, os beneficiários possuem inúmeros direitos como consumidores deste serviço. E o Vila Nova & Brandão atua em diferentes frentes ligadas a esse ramo do direito!

Se você passou por alguma situação em que o seu direito foi lesado, não hesite! Entre em contato conosco e faça valer as regras do jogo!

 

Compartilhe nas Redes Sociais

CONTINUE LENDO NOSSO CONTEÚDO

Mais Novidades

Testamento Vital: O Que É e Como Pode Garantir sua Vontade no Fim da Vida
Já pensou em como gostaria de ser cuidado se, um dia, não pudesse mais expressar suas vontades? Embora seja um tema delicado, é uma reflexão importante.
Ter acesso a cuidados médicos é essencial na vida de todos, e, como pacientes, temos direitos legais que garantem que esses cuidados sejam adequados, éticos e respeitosos.
Quando falamos em relacionamento, a união estável gera algumas dúvidas, principalmente quando falamos no Direito das Sucessões. Para sanar as dúvidas, preparamos esse artigo sobre o tema!

CONTATO WHATSAPP

Digite seus dados para ser redirecionado.

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Cadastre seu email e confirme.