Testamento: Conheça as principais dúvidas

O testamento é o documento que permite à uma pessoa definir as suas últimas vontades a serem seguidas após a sua morte.
Testamento: conheça as principais dúvidas

Você com certeza já assistiu a um filme ou novela em que existe uma cena extremamente tensa sobre a leitura de um testamento, não é? E assim como na dramaturgia, o testamento carrega sim uma carga emocional. Afinal, estamos falando de um documento que será lido após a morte de um ente querido. Deixando as analogias de lado, hoje falaremos sobre as questões práticas e as principais dúvidas acerca do testamento.

O que é o testamento?

Em poucas palavras, o testamento é um documento no qual a pessoa determina suas vontades a serem seguidas após a sua morte.  Quando pensamos em testamento, o que vem à nossa mente é a divisão de bens, certo? Sim, o documento engloba essa esfera da vida, porém, ele não serve apenas para isso. O testamento é o principal instrumento de planejamento sucessório. Nele, o autor do testamento pode expressar diferentes vontades a serem seguidas por seus herdeiros, pode escolher qual bem ficará para qual herdeiro, pode colocar uma condição para que o herdeiro receba a herança (ex: cuidar do cachorro do falecido), nomear um tutor para os filhos, o reconhecimento de uma união estável,ou de paternidade e até mesmo revelar um segredo!

Quem pode ser o autor de um testamento?

Qualquer pessoa que tenha mais de 16 anos pode fazer um testamento. Para isso, ela deve ser capaz, ou seja, ter o pleno discernimento mental para manifestar a sua vontade de forma consciente.

Posso deixar meus bens para quem eu quiser?

Não, apenas 50% do seu patrimônio pode ser disposto em um testamento. Isso acontece porque, no Brasil, a legislação determina que 50% do patrimônio seja destinado obrigatoriamente aos herdeiros necessários (descendentes, ascendentes e cônjuges). Caso a pessoa não tenha nenhum desses herdeiros necessários, ela pode dispor de 100% do seu patrimônio. Nesse caso, inclusive, ela pode deixar os bens para quem quiser!

Quais são os tipos de testamento?

O documento pode ser elaborado de três formas distintas:

  • Testamento público – É o tipo mais utilizado, pois é realizado em cartório, por um tabelião, em formato de escritura pública e com a presença de duas testemunhas. Todos devem assinar o documento, e as testemunhas não precisam ser conhecidas do testador, mas não podem ser herdeiros.
  • Testamento cerrado ou secreto – Esse testamento deve ser escrito pelo próprio testador, sendo o único a ter conhecimento do conteúdo do documento. O documento é então levado a um cartório, onde o tabelião, o testador e duas testemunhas assinam o documento. O testamento é lacrado e entregue ao testador e no cartório fica apenas um registro do auto de aprovação do documento.
  • Testamento particular – O testamento particular deve ser redigido pelo testador conforme ele desejar. Após redigir, o testador deve reunir pelo menos três testemunhas e fazer a leitura desse documento. Depois todos assinam e as testemunhas devem incluir os seus endereços. Isso porque, após a morte, quando o testamento for levado ao juiz as testemunhas serão convocadas a fim de comprovar a legitimidade do documento.

Preciso de um advogado?

A presença de um advogado não é obrigatória em nenhum dos tipos de testamento. Porém, é extremamente indicado que você contrate a assessoria de um advogado para elaborar o testamento, que é o seu planejamento sucessório. Essa é a única maneira de garantir a segurança jurídica necessária para que as suas vontades sejam cumpridas e que o documento não seja anulado, afinal o testamento é um documento super formal, cheio de regras tanto formais para a sua elaboração como também é necessário se atentar para as regras do direito sucessório. Mas como assim VNB?

Vamos a um exemplo concreto! Digamos que você tenha dois filhos e execute o documento de maneira particular. Nele, você direciona 40% dos seus bens para os seus filhos e 60% para uma instituição de caridade. Lembrando que essa é uma situação meramente hipotética. Porém, nesse caso, o documento seria anulado pois não cumpriu com a legislação que exige que 50% sejam destinados obrigatoriamente aos herdeiros necessários.

Esse é apenas um dos cenários em que um documento pode ser anulável. Então, é essencial que você busque um advogado para que o testamento seja redigido de acordo com a lei.

O testamento pode ser alterado?

Sim, o testador, ou seja, o autor do documento, tem o direito de revogar ou alterar o testamento. Isso pode acontecer de maneira total, parcial e a qualquer momento.

O testamento pode ser contestado?

Sim, como já demos um exemplo acima, o documento pode ser contestado por quem estiver se sentindo prejudicado na partilha, caso não respeite as leis e formalidades que envolvem um documento tão importante. Por isso, é fundamental a orientação de um profissional qualificado. Portanto, contratar um advogado é o que dará ao documento a segurança jurídica necessária para fazer valer as suas últimas vontades.

O testamento é a principal ferramenta de planejamento sucessório. Através dele, você se assegura de como será a vida das pessoas que ficarem quando você morrer. Nós entendemos que falar de morte não é algo agradável para ninguém, mas é necessário.

Através do documento, você pode não só perpetuar a sua vontade, como também pode garantir que não existam disputas entre os herdeiros. Afinal, você já terá escolhido o destino do seu patrimônio, evitando assim brigas desnecessárias. Mas lembre-se, para isso, a elaboração do testamento deve ser acompanhada por um advogado!

Em nossos anos de carreira, o nosso foco tem sido no Direito Sucessório, a área do direito responsável pela segurança na transferência de patrimônio. Nesse momento de dor, nós entendemos que ter o amparo jurídico necessário pode aliviar um pouco o sofrimento das famílias.

Entre em contato conosco através do nosso WhatsApp! Juntos nós podemos chegar na melhor solução para você e para seus entes queridos. Vamos fazer valer as regras do jogo!

Compartilhe nas Redes Sociais

CONTINUE LENDO NOSSO CONTEÚDO

Mais Novidades

Testamento Vital: O Que É e Como Pode Garantir sua Vontade no Fim da Vida
Já pensou em como gostaria de ser cuidado se, um dia, não pudesse mais expressar suas vontades? Embora seja um tema delicado, é uma reflexão importante.
Testamento de Cid Moreira
O testamento de Cid Moreira, em que formalmente deserdou os filhos, trouxe à tona discussões sobre herança e conflitos familiares. Vamos entender o processo e as lições sobre como proteger a vontade do testador e evitar disputas.
Herança de Gal Costa
Após um longo processo judicial, o caso da herança deixada por Gal Costa foi finalmente resolvido. Vamos explicar como foi o processo e o que podemos aprender sobre inventário e direito sucessório.

CONTATO WHATSAPP

Digite seus dados para ser redirecionado.

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Cadastre seu email e confirme.