Transgênero: Mudança de nome e gênero no documento de identidade sem a necessidade de cirurgia de transgenitalização.

23167834_1513558895366075_8371348431347050492_n

Você sabia que é possível a alteração do nome e sexo na certidão de nascimento das pessoas trans – transexuais e travestis – sem a necessidade de se realizar a cirurgia de transgenitalização? Neste artigo você vai entender direito como funciona esse procedimento.
O procedimento para a alteração de nome e gênero no documento de identidade, sem a necessidade de realização de cirurgia de mudança de sexo, tem se tornado cada vez mais simplificado de modo a entregar dignidade a uma parte da população que sofre preconceitos porque o seu nome não condiz com seu gênero – são as pessoas trans, transexuais e travestis – e isto viola seus direitos fundamentais.
O nome da pessoa deve ser condizente com o seu gênero sexual, para que assim seja respeitada a sua autodeterminação e o seu reconhecimento na sociedade.
Até bem pouco tempo atrás a alteração de nome na certidão de nascimento, quando implicava também em uma mudança de sexo, só era possível àquelas pessoas que realizassem a cirurgia de transgenitalização. Hoje conforme a sociedade vem evoluindo os tribunais de todo o país têm cada vez mais decidido que a cirurgia não é requisito necessário para a alteração do gênero na certidão de nascimento e deve ser opcional para aqueles que a desejarem.
Se não fosse assim estariam sendo violados direitos da personalidade fundamentais do indivíduo, o seu direito ao nome, a sua autodeterminação sexual e a sua identidade de gênero e inclusive, seu direito à felicidade como afirmou, o ministro Luiz Felipe Salomão , em recente julgamento sobre este tema no Superior Tribunal de Justiça. Todos esses direitos decorrem dos princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana , da igualdade , liberdade , privacidade e da vedação de discriminação odiosa .
O procedimento para a correção dos documentos inicia-se com um processo judicial sigiloso em uma vara de família. Neste processo deverão ser juntados documentos que comprovem a identidade da pessoa, como fotos, documentos em que conste o seu nome social, laudos médios comprovando a sua condição de pessoa trans, e certidões. Durante o processo é feito um estudo social por uma equipe multidisciplinar, do próprio Tribunal de Justiça, composta de psicólogos, assistente social e médicos, para auxiliar o juiz em sua decisão.
Caso a pessoa não tenha condições financeiras para pagar todos os custos desta ação ela terá direito ao benefício da gratuidade de justiça.
Proferida a sentença que determina a alteração de nome e gênero na certidão de nascimento são expedidos ofícios ao cartório onde a pessoa foi registrada para que este proceda à alteração da certidão de nascimento.
O motivo da alteração fica resguardado sendo indicado apenas no livro de registros que esta se deu por motivo de determinação judicial, e em nenhum outro documento serão mencionadas as alterações ou a condição de pessoa trans ou transexual. Assim sendo, de posse da sua nova certidão de nascimento a pessoa poderá tirar todos os seus outros documentos, sem nenhum constrangimento.
Agora você entendeu direito como é o processo de alteração de nome e gênero no documento de identidade?
Caso tenha alguma dúvida entre em contato conosco será um grande prazer esclarecer. Seja um cidadão consciente, entenda seus direitos.

Compartilhe nas Redes Sociais

CONTINUE LENDO NOSSO CONTEÚDO

Mais Novidades

Testamento Vital: O Que É e Como Pode Garantir sua Vontade no Fim da Vida
Já pensou em como gostaria de ser cuidado se, um dia, não pudesse mais expressar suas vontades? Embora seja um tema delicado, é uma reflexão importante.
Testamento de Cid Moreira
O testamento de Cid Moreira, em que formalmente deserdou os filhos, trouxe à tona discussões sobre herança e conflitos familiares. Vamos entender o processo e as lições sobre como proteger a vontade do testador e evitar disputas.
Herança de Gal Costa
Após um longo processo judicial, o caso da herança deixada por Gal Costa foi finalmente resolvido. Vamos explicar como foi o processo e o que podemos aprender sobre inventário e direito sucessório.

CONTATO WHATSAPP

Digite seus dados para ser redirecionado.

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Cadastre seu email e confirme.